segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Pressão alta pode MATAR


Região Sudeste é a terceira no  ranking da hipertensão
BRUNO FOLLI (PARA O DIÁRIO DE S.PAULO)

Perda de hormônios deixa mulheres em grupo de risco, após a menopausa. Doença tem poucos sintomas e pode causar infarto, derrame e falência renal.  De cada cinco brasileiros, pelo menos um deles sofre de hipertensão.
A doença já atinge algo entre 30 e 40 milhões de pessoas no país, segundo o Ministério da Saúde. Os números preocupam a classe médica, pois a pressão alta pode matar e está relacionada com uma série de outros males graves.
A Sociedade Brasileira de Cardiologia mapeou a doença, no projeto chamado "Corações do Brasil", e fez um ranking das regiões mais afetadas. O Sudeste está está em terceiro lugar, com 29,1% dos adultos doentes. Perde apenas para o Nordeste (31,8%) e Sul (30,4%) do país. A média nacional é 28,5%.
A hipertensão pode matar sem qualquer aviso prévio. Seus primeiros sintomas costumam aparecer apenas quando algum importante órgão já está em perigo, como os rins, coração e cérebro. Portanto, a hipertensão mata por meio de infartos, derrames e falência renal. A doença ainda é misteriosa para a medicina e pouco se sabe sobre suas origens - 90% dos casos têm o motivo indefinido. Apenas é possível dizer que há relação entre a hipertensão e outros males, como obesidade, diabetes e estresse. Há também predisposição genética, indicada por muitos doentes na mesma família. E até a alimentação é fator de risco, como o excesso de sal no topo da lista.

Idoso: risco maior
O envelhecimento afeta as artérias, deixando-as mais rígidas, e isso aumenta as chances de a pressão ficar alta. "O risco é maior nas mulheres, por causa da perda de hormônios na menopausa", afirma o cardiologista Otávio Gebara, do Hospital Santa Paula. Cerca de 40% das mulheres adquirem hipertensão após a  menopausa. "É preciso conhecer a doença e buscar ajuda médica", alerta Gebara. Se tratamento fosse seguido à risca, o número de mortos por hipertensão poderia ser bem menor. "Basta o mal-estar sumir que o paciente larga os medicamentos, ele se importa com os sintomas e não com a doença", afirma Gebara. Contudo, a ausência de sintomas pode esconder o crescimento da doença. Os médicos recomendam o monitoramento constante da pressão arterial, mesmo em pessoas saudáveis. A pressão deve ser medida uma vez por ano. Se houver algum fator de risco, as checagens precisam ser mais freqüentes.

Conheça a Doença

O QUE É?
A hipertensão é a pressão elevada do sangue nas artérias, indicada pelo índice igual e superior a 14 por 9.

ORIGEM
A doença está relacionada com a obesidade, diabetes, estresse, consumo de sal e álcool, vida sedentária e tendências hereditárias. Contudo, a maioria dos casos têm a causa desconhecida.

SINTOMAS
O mal é silencioso. Seus sintomas mais freqüentes são dor de cabeça, cansaço, tonteira, enjôos, falta de ar e sangramento nasal.

PERIGO 
A hipertensão pode matar. Doença é fator de risco para desenvolvimento de outros males graves, como:
1 - Infarto e insuficiência cardíaca
2 - Derrame
3 - Falência renal

TRATAMENTO
Uso de medicamentos e mudança dos hábitos alimentares.
DICAS DE PREVENÇÃO
Evite  excesso de sal e álcool. Faça exercícios regularmente. Controle o estresse e peso. Evite alimentos ricos em gorduras saturadas e carboidratos. Coma frutas e verduras (potássio evita a doença). Não fume. Meça a pressão arterial regularmente.

VALOR IDEAL
Abaixo de 14 por 9 é a pressão considerada ideal para uma paciente regular (idosos). Abaixo de 13 por 8 é a pressão ideal para pacientes que já sofreram um infarto, são diabéticos ou tiveram uma derrame. Pressão ideal (para a população em geral) é abaixo de 12 por 8.
40% dos brasileiros chegam aos 60 anos com pressão alta.

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Árvore cai em cima de carro em Anchieta

Foto: Nety Moraes

    Hoje (5 de Setembro), pela manhã, caiu uma árvore em cima de carro de uma empresa de telefonia. Esse acontecimento ocorreu rua José Lourenço ao lado da escola Patronato. No momento do acidente,  não havia ninguem no veículo.

Foto: Nety Moraes
Bombeiros Militares compereceram ao local.

Obs.: Essa matéria teve o suporte de Nety Moraes, moradora de Anchieta.

Att,

Alex Carioca.