segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Pressão alta pode MATAR


Região Sudeste é a terceira no  ranking da hipertensão
BRUNO FOLLI (PARA O DIÁRIO DE S.PAULO)

Perda de hormônios deixa mulheres em grupo de risco, após a menopausa. Doença tem poucos sintomas e pode causar infarto, derrame e falência renal.  De cada cinco brasileiros, pelo menos um deles sofre de hipertensão.
A doença já atinge algo entre 30 e 40 milhões de pessoas no país, segundo o Ministério da Saúde. Os números preocupam a classe médica, pois a pressão alta pode matar e está relacionada com uma série de outros males graves.
A Sociedade Brasileira de Cardiologia mapeou a doença, no projeto chamado "Corações do Brasil", e fez um ranking das regiões mais afetadas. O Sudeste está está em terceiro lugar, com 29,1% dos adultos doentes. Perde apenas para o Nordeste (31,8%) e Sul (30,4%) do país. A média nacional é 28,5%.
A hipertensão pode matar sem qualquer aviso prévio. Seus primeiros sintomas costumam aparecer apenas quando algum importante órgão já está em perigo, como os rins, coração e cérebro. Portanto, a hipertensão mata por meio de infartos, derrames e falência renal. A doença ainda é misteriosa para a medicina e pouco se sabe sobre suas origens - 90% dos casos têm o motivo indefinido. Apenas é possível dizer que há relação entre a hipertensão e outros males, como obesidade, diabetes e estresse. Há também predisposição genética, indicada por muitos doentes na mesma família. E até a alimentação é fator de risco, como o excesso de sal no topo da lista.

Idoso: risco maior
O envelhecimento afeta as artérias, deixando-as mais rígidas, e isso aumenta as chances de a pressão ficar alta. "O risco é maior nas mulheres, por causa da perda de hormônios na menopausa", afirma o cardiologista Otávio Gebara, do Hospital Santa Paula. Cerca de 40% das mulheres adquirem hipertensão após a  menopausa. "É preciso conhecer a doença e buscar ajuda médica", alerta Gebara. Se tratamento fosse seguido à risca, o número de mortos por hipertensão poderia ser bem menor. "Basta o mal-estar sumir que o paciente larga os medicamentos, ele se importa com os sintomas e não com a doença", afirma Gebara. Contudo, a ausência de sintomas pode esconder o crescimento da doença. Os médicos recomendam o monitoramento constante da pressão arterial, mesmo em pessoas saudáveis. A pressão deve ser medida uma vez por ano. Se houver algum fator de risco, as checagens precisam ser mais freqüentes.

Conheça a Doença

O QUE É?
A hipertensão é a pressão elevada do sangue nas artérias, indicada pelo índice igual e superior a 14 por 9.

ORIGEM
A doença está relacionada com a obesidade, diabetes, estresse, consumo de sal e álcool, vida sedentária e tendências hereditárias. Contudo, a maioria dos casos têm a causa desconhecida.

SINTOMAS
O mal é silencioso. Seus sintomas mais freqüentes são dor de cabeça, cansaço, tonteira, enjôos, falta de ar e sangramento nasal.

PERIGO 
A hipertensão pode matar. Doença é fator de risco para desenvolvimento de outros males graves, como:
1 - Infarto e insuficiência cardíaca
2 - Derrame
3 - Falência renal

TRATAMENTO
Uso de medicamentos e mudança dos hábitos alimentares.
DICAS DE PREVENÇÃO
Evite  excesso de sal e álcool. Faça exercícios regularmente. Controle o estresse e peso. Evite alimentos ricos em gorduras saturadas e carboidratos. Coma frutas e verduras (potássio evita a doença). Não fume. Meça a pressão arterial regularmente.

VALOR IDEAL
Abaixo de 14 por 9 é a pressão considerada ideal para uma paciente regular (idosos). Abaixo de 13 por 8 é a pressão ideal para pacientes que já sofreram um infarto, são diabéticos ou tiveram uma derrame. Pressão ideal (para a população em geral) é abaixo de 12 por 8.
40% dos brasileiros chegam aos 60 anos com pressão alta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário